sexta-feira, 7 de julho de 2017

ESTRESSE, A PENEIRA.

O estresse veio ao conhecimento da ciência médica não faz tanto tempo assim. No entanto, diferentemente do que ocorre com outros setores das pesquisas, ficou algo disperso em meio aos estudos da depressão, da desmotivação, dos surtos de burnot, algo como uma causa que pode desencadear os eventos que, esses sim, vieram a ser objeto de busca de tratamento e cura.

Já houve um tempo em que o Romantismo foi considerado o Mal do Século... A segunda geração romântica exponenciava o lirismo a tal estamento que, com ares de absolutez, determinava ou o nirvana, ou o hades para os melancólicos poetas cujo condoreirismo literário não os livrava do diagnóstico de carência autocultivada e sob masoquismo autopiedoso.

Paralelamente, uma semente muito perigosa foi regada. Espinheiros nasceram em quase todos os jardins. O (inexistente) superhomem de Nietzche aplicou alicerces à amoral sanha de conquista de Bisamarck. Nasceu, com o filósofo esquálido que nem podia ver sangue, toda uma filosofia que "justificava" o poder pelo poder.

Schopenhauer cuidou de aclarar que o mundo é assim mesmo. O bom velhinho, que viveu seus últimos anos recebendo rendas por suas obras cultivadas nas Universidades européias, havia exibido o mundo como vontade e representação, reconhecendo em uma de suas dores ninguém menos que a mulher.

Nao! Não sei, nem pesquisei, se há acoplamento cronológico entre uma coisa e outra. Pouco me importa. As ideias vicejam e florescem, para o bem ou para o mal, em lustros ou décadas, às vezes séculos.

Chega de saudosismo.

E o mundo de hoje? Já sabemos que cabe a nós fazer dele o que quer que seja. Mas... E esse inimigo que continua se insinuando em nossa vida desde o recato do lar até as mais ácidas reuniões de trabalho? E esse diabo paciente que nos sopra ideias as mais monstruosas nos momentos em que a existência nos impõe mais e mais dores? E esse demônio que nos insufla a opção de tomar de uma arma e assaltar para dar de comer aos pequenos que aguardam algo no barraco?

Sim, refiro-me ao estresse.

Sabe o que o médicos nos dizem quando vertemos quarenta, cinquenta minutos de nossos sentimentos e suas causas? Normalmente dizem algo como "você precisa diminuir o seu estresse"... Se você for mal educado a ponto de dizer "como?", advém a frase inevitável "tem que mudar sua vida"...

Claro que não é culpa dos médicos dizer isso. Afnal, o que eles poderiam fazer? Passam alguns remédios (e eu não sou contra remédios, muito pelo contrário; melhor com eles do que sem nada para ajudar lá no seu interior ardente e desesperado). Os religiosos agarram-se nos efeitos benéficos da fé. Também nada contra. A não ser pelo fato de que, sendo espiritualista, acostumei-me com a ideia de que somos todos 100% responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer.

Aqui vão algumas frases de alguém que, não tendo sido religioso, não é propriedade de ninguém:

  • De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?
  • Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, reze por aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face.
  • Conselhos ruins podem acabar com um dia, um ano ou uma vida inteira.
  • A boca fala do que está cheio o coração.
  • Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.
  • Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir.
  • O Senhor oculta algumas coisas aos sábios, mas as revela aos pequeninos.
  • Ame o próximo, como a ti mesmo.
  • Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você.
  • Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
  • Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
  • Veja, se eu o enviar para dormir no meio dos lobos, seja esperto como as serpentes e inofensivo como os pombos.
  • Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.
Contente-se... É tudo o que recebemos já há uns dois milênios (na verdade bem mais, mas deixamos de lado os outros Semeadores de Sabedoria).

É a peneira, separando joio do trigo... Espero que não esperem muito trigo no final de tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário