segunda-feira, 3 de julho de 2017

LIÇÕES DA VIDA

As lições que a Vida nos doa são mais eloqüentes do que o discurso do mais erudito mestre. De fato, quando Confúcio anunciou que mais vale uma imagem do que mil palavras, a Vida já ensinava que mais vale o conhecimento do que um milhão de imagens. Conhecimento, sim, em seu sentido mais profundo, de cognição. Refiro-me à capacidade de vivenciar e assimilar a experiência do dia-a-dia.

As lições da Vida são a expressão mágica da Providência Divina. Deus, enquanto princípio universal de todas as coisas, espraia de Si Mesmo a sustentação de toda a criação, doando, mais particularmente a nós, seres humanos, uma riquíssima malha de ensinamentos que se entrelaçam ocultando de onde vêm e para onde vão.

As lições da Vida não se subordinam a nenhuma das conveniências humanas. Não outorgam diplomas, nem permitem o uso de quaisquer títulos. Não franqueiam o exercício de profissões, nem exigem coisa alguma como contraprestação. São pura magia que nos enreda como protagonistas e coadjuvantes uns dos outros, abraçando-nos em uma mesma experiência de atos e fatos que nos marcam de alguma forma e consoante nossa capacidade de sentir.

As lições da Vida freqüentemente põem o mais simples servidor na condição de Doutor Honoris Causa de ensinamentos de cujo domínio nem mesmo os deuses do olimpo catedrático podem se jactar.

As lições da Vida...

A mais iluminada Alma que esteve neste Planeta nasceu em uma manjedoura e cercou-se de pessoas simples. Ensinou que devemos Amar, fundamentalmente Amar a todos e ver em todos irmãos que nos acompanham na Vida. Ensinou a perdoar e a ter boa-vontade. Ensinou a sublimar a dor e a viver com alegria.

Aquele Ser de Pura Luz semeou a Lei do Amor em toda a humanidade porque as Lições da Vida fizeram Dele o Divino Protagonista e de nós os coadjuvantes, ao mesmo tempo em que fizeram Dele o Divino Coadjuvante da expressão sedenta com que protagonizamos o enredo de dor em que nos demoramos.

As Lições da Vida são a expressão divina que marcam a onipresença do Criador, transcendendo a cada um enquanto parte de todos em união.

As Lições da Vida são o próprio Deus em doação de Luz.

Deus está na consciência de cada pequeno detalhe da Vida.

Aprendamos!

Pois bem... Algumas questões merecem apreciação.


  • Por que crianças nascem na Etiópia, perecendo ainda impúberes, famintas, cheias de chagas e larvas de moscas?
  • Por que crianças nascem em famílias ricas nos países de primeiro mundo (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, por exemplo), plenas de educação, alimentação, cultura e segurança?
  • Por que pessoas que levam toda uma vida de retidão morrem sob atos absurdos de violência, aleivosia, traição, lançadas ao monturo diante de toda a sociedade?
  • Por que pessoas levam toda uma vida no crime, cometendo toda sorte de violência, e, em alguns casos, morrem idosos sem nenhuma consequência contra si?
  • Por que um filho criado com todo o amor e carinho desabrocha como um adolescente revoltado, cheio de ódio, rapidamente se entregando a drogas, bebidas e desregramentos em geral?
  • Por que um criado sob tortura, maus tratos, se torna um adulto íntegro e honesto?
  • Por que tantas pessoas mostram-se amigáveis, companheiras, mas, na primeira oportunidade, lançam suas armadilhas para conseguir aquilo que é seu?
  • Por que vemos filhos que não conseguem ter um relacionamento minimamente cordial com o pai?
  • Por que vemos pais que não conseguem ter um relacionamento minimamente cordial com o filho?
  • Por que há mães que traem os filhos em benefício da má conduta do pai?
  • Por que as pessoas costumam vivenciar fases negras, em que tudo dá errado, perdendo amigos, dinheiro, falindo, sofrendo todas as péssimas "coincidências" de um aparente "jogo" de humor negro?
  • Por que a desesperança vai se instalando e a depressão toma conta das pessoas, mesmo que a vida não aparente ter mudado em nada?
  • Por que mendigos e desvalidos, tantas vezes iletrados, percorrem a existência à margem da sociedade com um constante sorriso e alegria em sua alma?
  • Por que gênios de inexcedível capacidade sofrem patologias degenerativas e se amofinam quase integralmente paralisados depois de duas ou três décadas aparentemente normais?
  • Por que pessoas cheias de vícios e desregramentos atingem, com a mesma conduta, idades avançadas, sem doenças ou limitações?
  • Por que há pessoas riquíssimas mas cheias de humildade enquanto alguns paupérrimos são arrogantes ao extremo?
  • Por que alguns choram apenas de ver outrem em prantos, enquanto muitos riem da morte de irmãos de outras castas, nacionalidades ou religiões?

Cada um de nós tem suas próprias perguntas, acerca de aspectos de sua vida. É pleno o direito à privacidade, diga-se, direito de estatura constitucional. Mas nada proíbe que cada um, se assim o desejar, compartilhe FATOS (omitindo, se quiser, nomes, lugares ou quaisquer indicativos que possam levar à identificação) para buscar entendê-los melhor.

Abra-se... Deixe fluir o que lhe aflige... Converse conosco.


NÃO há nenhum custo, nem forma alguma de retribuição.